segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A arquitetura monística de Tadao Ando.


As obras monísticas de Tadao Ando podem ser definidas como espaço puro envolvido por formas retangulares de concreto.

Ando fez seus projetos procurando criar uma forma de protesto contra a ferramenta da economia e do conforto material em que se transformara a arquitetura modera, assim, a raiva e a tristeza acabaram tornando-se o tema da expressão de Ando. Com isso, sua arquitetura monística se originou da crítica social e da emoção pessoal.

Há uma mistura de fenômenos naturais e espaço puro, estimulando e inspirando a nossa consciência. Tadao se renstringe no uso de materiais e trabalha com as formas geométricas da maneira mais simples possível, assim, produz um ar austero e impregna o espaço com uma tensão tranquila. O descontentamento diante da falta de capacidade da forma de provocar emoções fez com que Tadao Ando negasse o fascínio da forma e enfatizasse o fascínio do espaço, que tem o poder de provocar reações profundas de afinidade.

A Igreja da Luz é um ótimo exemplo da arquitetura monística de Ando. O prédio é de máxima simplicidade, com o objetivo de acentuar a pureza de seu espaço. A arquitetura resultante pode ser decomposta em três elementos: espaço puro, ordem tranquila nascida do contorno simples e materiais homogêneos. características marcantes da arquitetura monística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário