sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Igreja da Luz (1989)

A igreja, localizada em um tranquilo suburbio residencial, possui volumetria básica, constituida por uma caixa de concreto aparente atravessada e um ângulo de 15 graus por uma parede que divide a entrada do resto da capela. Tadao Ando insere uma abertura em forma de cruz no muro do altar, de forma que a luz natural penetre no ambiente. Esse recurso faz da iluminação um efeito bem dramático.

Ando atinge o objetivo norteador de um projeto essencialmente minimalista, pois com o uso da entrada de luz contrapondo-se à austeridade da religião e à frieza do concreto, ele consegue com sucesso um impacto sensorial utilizando um mínimo de meios.

Igreja da Luz - Entrada impactante da luz

5 comentários:

  1. Gosto da participação de vocês nos blogs dos colegas, comentando e incentivando! E no de vocês, vamos postar mais? Que tal postar as impressões pessoais de vocês como as que discutimos na orientação do último sábado?
    Abraço,
    Daniela

    ResponderExcluir
  2. Essa abertura me fez lembrar a Igreja de Saint-Pierre do Le Corbusier. Ela tem pequenos orifícios na fachada oposta ao altar desenhando a constelação de Orion.
    É incrível como essas aberturas dão um efeito fantástico no projeto.

    Quero ver isso na maquete.. hehehe

    Karen

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de achar que tava falando aqui. Se vocês se interessarem: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/169/imprime77741.asp

    ResponderExcluir
  5. eu também lembrei dessa igreja quando vi a imagem! mas não lembrava o nome :T hihih

    Danússia

    ResponderExcluir